Os eSports são atualmente uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço na indústria de entretenimento, segundo o site CNN Brasil.
Vamos entender como uma forma de entretenimento tão “jovem” alcançou tamanha força nas últimas décadas.
O que são os eSports
Os eSports ou Esportes Eletrônicos se referem a competições de jogos eletrônicos constituídas por jogadores profissionais, na maioria das vezes contratados por grandes times, responsáveis por fornecer toda a qualidade de vida necessária para que possam alcançar o seu máximo potencial. Estas competições possuem um funcionamento bem parecido com o de esportes tradicionais, tendo até mesmo sistemas de eliminatórias ao final de campeonatos, assim como acontece, por exemplo, no Futebol.
Jogos eletrônicos ou videogames são uma modalidade de entretenimento / esporte que pode ser praticada sem a necessidade da realização de exercícios físicos, porém exigindo muito da inteligência, habilidade e estratégia, que por sua vez traz diversos benefícios incluindo, melhoria do raciocínio lógico e maior facilidade de entendimento.
Como começou?
Tendo seu surgimento por volta da década de 1970, os jogos eletrônicos eram muito mais simples e diferentes do que são hoje. Como a conexão à internet ainda estava engatinhando, os jogos eletrônicos eram completamente offline (Termo utilizado para dizer que algo está desligado ou desconectado da internet), ou seja, eram jogados por apenas uma pessoa competindo contra a própria máquina comumente chamada pelos gamers de “NPC, BOT ou CPU Player”.
As primeiras tecnologias de desenvolvimento de jogos chegaram ao país por volta da década de 1980. Com o passar do tempo, algumas empresas começaram a criar seus próprios jogos, e vale a pena citar o “Aeroporto 83” criado por Renato Degiovani no ano de 1983, jogo este que é considerado o primeiro jogo eletrônico produzido no Brasil.
Por volta da década de 1990 e o início dos anos 2000 havia um enorme preconceito contra as pessoas que gostavam de videogames, podendo ser categorizadas como antissociais, que posteriormente viriam a receber o título “nerd”, no sentido de ser alguém que fica no quarto o dia todo sem fazer nada ou que não saem para “curtir a vida”, etc… Termo esse que atualmente é descrito apenas como “pessoas que são excessivamente interessadas por um determinado assunto e possuem uma leve dificuldade de interação.”
Com a crescente evolução da internet ao longo dos anos, não demorou muito para que os jogos entrassem na onda e viessem a se tornar Online (Conectados a Internet). Nos jogos Online, o jogador disputa contra outras pessoas ou players, adversários através da internet. Atualmente o Brasil é um dos países que mais consomem videogames em todo o mundo, ocupando a terceira colocação no ranking global com 95 Milhões de jogadores, perdendo apenas para a China e Estados Unidos.
“A maior forma de entretenimento no mundo são os jogos, que movimentaram mais de US$160 bilhões em 2019 e está crescendo de forma galopante a partir da pandemia, e deve chegar a US$ 200 Bilhões em 2021” – Disse Thomas Felsberg, Advogado e Jurista brasileiro, sócio fundador da Felsberg advogados, referência mundial na área.
Objetivo dos esportes eletrônicos.
As competições são em sua maioria organizadas pelas próprias empresas donas e desenvolvedoras dos jogos, o objetivo é expor o jogo ao máximo de pessoas possível, atraindo mais jogadores e ao mesmo tempo criando uma forte comunidade de torcedores. As competições contam com sistema de chaveamento completo incluindo Fase de Grupos, Playoffs, Semifinal e Grande Final.
Além de contarem com premiações surpreendentes, algumas chegando a casa dos 40 Milhões de dólares (aproximadamente 202 Milhões de Reais), como no caso do campeonato “The International 10”, do famoso jogo do gênero MOBA, Dota 2, realizado em 2021.
Foto de uma arena lotada durante um torneio de eSports
Jogadores profissionais e Times.
Com tanto dinheiro envolvido, era questão de tempo até que o cenário de eSports começasse a se profissionalizar. Campeonatos com equipes pequenas competindo no tempo livre, muitas vezes por pura diversão se tornaram torneios gigantescos, com plateias imensas e a participação de equipes renomadas de todo o mundo.
O termo Jogador profissional se aplica a alguém que joga por uma organização de competições, muito próximo do que acontece com jogadores de futebol que jogam pelos seus clubes.
Os jogadores profissionais de eSports contam, em sua maioria, com contratos e salário, além de moradia, e, tudo que for necessário para que possam seguir suas rotinas de treino e o cronograma de jogos.
Evento: JUO (Jogos Universitários do Oeste) Barreiras – BA – 2023
Fnatic, Team Liquid, Loud, Faze Clan, MIBR e Fúria são apenas alguns exemplos de grandes organizações que competem em diversos jogos online atualmente, sendo, dentre elas, Loud, MIBR e Fúria exemplos de organizações brasileiras.
Streaming
Com o crescimento dos jogos eletrônicos, a quantidade de pessoas interessadas em assistir conteúdo sobre eles aumentou muito nos últimos anos. Uma modalidade que cresceu juntamente a eles é a do streaming. Seja para assistir a torneios emocionantes junto aos seus fãs ou para jogar algo enquanto conversa com eles, as transmissões ao vivo se tornaram uma poderosa forma de expressão e entretenimento em meio ao público gamer.
Um grande nome do streaming é o brasileiro Alexandre Borba Chiqueta, conhecido em meio a comunidade como “Gaulês”.
Ex-jogador profissional do jogo Counter-Strike 1.6 ou CS 1.6, ele passa a maior parte do seu tempo em live jogando de forma descontraída com outros streamers ou assistindo a grandes campeonatos de E-sports.
Gaulês transmitindo o campeonato IEM RIO – 2022
Por volta de outubro de 2022 ele transmitiu o mundial de Counter-Strike daquele ano, o IEM Rio 2022, que aconteceu no Rio de Janeiro, atraindo equipes do mundo todo para a competição. Vale mencionar, que desde sua fundação em 2013, esta era a primeira vez que o Brasil iria sediar o torneio.
Fique por dentro do mundo dos eSports com a MacaubasNet.
Os jogos eletrônicos vieram de uma simples forma de entretenimento para uma forma de expressão e uma poderosa ferramenta cultural, não apenas para jovens, mas para pessoas de todas as idades.
Se você mora em Macaúbas e precisa de uma boa internet para jogar, você precisa conhecer a MacaubasNet. Aqui você tem acesso a uma ótima conexão para assistir aos seus streamers preferidos, e uma baixa latência aliada a uma excelente estabilidade para jogar o que quiser e estar sempre um passo à frente dos seus adversários.
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do número (77) 3086-8833 ou clique aqui para falar diretamente via WhatsApp.
Fontes Bibliográficas: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/e-sports/#:~:text=Os%20dados%20da%20Pesquisa%20Game,Brasil%20e%20divulgada%20pela%20CNN. / https://ge.globo.com/esports/noticia/esports-o-que-sao-como-surgiram-e-tudo-sobre-o-cenario-competitivo.ghtml