MacaubasNet | O seu provedor de internet em Macaúbas - Bahia

Mitos e verdades sobre a tecnologia.

banner-mitos-e-verdades-sobre-a-tecnologia

Algumas práticas são tão repetidas por aí que acabam soando como verdade caso não sejam esclarecidas. No mundo da tecnologia não é diferente!

Aproveitando que o dia 1º de abril  ganhou o apelido de ‘Dia da Mentira’, confira 7 mitos e verdades com os seus respectivos esclarecimentos para acabar com as dúvidas sobre tecnologia.

1-Excesso de tecnologia afeta a memória? 

A tecnologia é uma aliada dos seres humanos. É preciso saber usá-la de maneira consciente, assim como as redes sociais e o tempo direcionado ao trabalho. Tudo em excesso pode se transformar em doença. 

Portanto, a dica é: mantenha o equilíbrio e desfrute da tecnologia, pois ela estará sempre ao seu lado para tornar a sua vida mais produtiva, otimizando o tempo e fazendo com que os momentos se tornem maravilhosos. 

2-Internet por fibra óptica é mais rápida?

Verdade! A fibra óptica é a tecnologia mais rápida em transmissão de dados no mundo, além de ser mais segura e até mais barata! A fibra transmite dados através da luz que se propaga em seu interior, sendo muito mais eficiente (inclusive em consumo de energia) do que enviar impulsos elétricos através de cabos de cobre.

O revestimento dos cabos garante que a luz se reflita infinitamente no seu interior até o destino final, também protegendo os filamentos do cabo contra interferências eletromagnéticas — as quais podem prejudicar e muito a transmissão de dados em fios de cobre. O resultado é uma conexão com muito mais largura de banda (capacidade de transmitir dados).

3-Navegação em modo privado mantém o usuário realmente anônimo?

Mito! Muitas pessoas usam navegação anônima para manter a  privacidade. Navegar de tal forma garante que o histórico de navegação não será guardado pelo navegador, bem como importar os favoritos ou mesmo entrar automaticamente nas contas do usuário.

A navegação anônima garante que outras pessoas não saibam o caminho percorrido na internet, mas o recurso não esconde sua identidade nos sites que você visita.

4- O roteador pode ser infectado com vírus?

Verdade! Parece estranho, mas é tão comum quanto em outros dispositivos. O principal “objetivo” dos vírus que invadem roteadores é direcionar você a sites “fakes” para roubo de informações. Para se proteger desses ataques, recomendamos manter sempre seus roteadores atualizados, em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento da MacaubasNet.

5- A velocidade de conexão não depende do dispositivo?

Mito! Dispositivos diferentes podem ter velocidades de navegação distintas mesmo que estejam próximos uns dos outros e à mesma distância do roteador, porque um dispositivo com atraso pode não ser capaz de aproveitar toda conexão oferecida.

6- Aparelhos elétricos e espelhos prejudicam a conexão?

Verdade! Alguns dispositivos, como telefones sem fio, babás eletrônicas, entre outros aparelhos que utilizam ondas de rádio, podem comprometer a qualidade de transmissão de seu roteador. Isso acontece porque esses eletrônicos utilizam canais comuns aos roteadores. Por isso, é interessante deixar seu dispositivo em uma posição isolada em relação a outros eletrônicos. Em relação à perda de sinal por conta de espelhos, o maior problema fica no material que normalmente é utilizado atrás deles. Alguns espelhos usam uma malha metálica em sua construção, que reflete as ondas de rádio e acaba prejudicando o sinal.

7.  A fibra óptica por ser de vidro, ela é mais frágil e “fácil de quebrar”?

Mito! Na verdade, eles são até mais duráveis e menos sensíveis a danos. O material utilizado para produzir a fibra óptica de vidro é a sílica ultrapura, uma matéria forte e muito resistente, capaz de suportar altas temperaturas e fortes pressões.

Para você ter uma ideia, sua resistência é de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, sendo muito superior aos fios comuns. Além disso, seu acabamento é muito resistente, coberto por fios de aramida ou então fibra de vidro envolvida por materiais como Kevlar, que por sua vez é cinco vezes mais forte que o aço.

Redes Sociais:

instagram-macaubasnet
facebook-macaubasnet
whatsapp-macaubasnet
Confira outros conteúdos recentes